domingo, 13 de maio de 2012

Gabarito da bateria de exercícios - 6º ano

1. Nos campos do interior, da arquibancada, ainda se sente o cheiro da grama. O mal dos grandes estádios é que não se sente mais o cheiro da grama.

2. O que deixou Petico intrigado foi o torcedor na arquibancada que não parava de chamá-lo.

3. Um torcedor vinha correndo, desesperado, pela estação ferroviária, até que achou um guarda e disse:

     - Seu guarda, me ajude! Eu perdi meu filho num dos trens que estão parados.

     - Calma, meu amigo! Vamos ver... O senhor pode descrevê-lo?

     - Claro! Ele é grande, metálico, cheio de vagões e faz assim: piuiiiiiiii!

4.    (b) calça                   

      (a) jogou                   

      (e) encoste

      (c) escrevo

      (d) vestiu

5. a) pôr

b) por

6. a) onde

b) aonde

c) aonde

d) onde

7. a) Verbo falar, 1ª conjugação, 3ª pessoa do singular, pretérito perfeito do modo indicativo.

b) Verbo fazer, 2ª conjugação, 1ª pessoa do singular, futuro do presente do modo indicativo.

8. C

9. a) Aonde você vai?

b) Venha aqui agora!

c) Eu gosto de ir à praia.

d) Espero que meus pais cheguem rápido.

10. (b) frase interrogativa

 (d) frase declarativa afirmativa

 (a) frase optativa

 (c) frase imperativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário