domingo, 16 de outubro de 2011

GABARITO - BATERIA DE EXERCÍCIOS - 6º ANO

1. Nossa capacidade intelectual ficaria comprometida. Além disso, a ciência evoluiria muito lentamente, e nós viveríamos com medo de tudo e seríamos dominados por outros bichos sonhadores.

2. Uma doença raríssima, a síndrome de Charcot-Wilbrand, que geralmente surge após um acidente vascular cerebral, e o uso de remédios antidepressivos. Os indivíduos reagiriam com amnésia, agressividade e ansiedade.

3. a) agora
b) tarde
c) Ontem
d) ainda
e) cedo
f) antes

4. a) firmemente
b) corajosamente
c) bravamente
d) educadamente
e) gentilmente
f) elegantemente
g) pacientemente
h) maldosamente

5. a) Oba: alegria
b) Puxa vida: desaprovação
c) Olá: saudação
d) Coragem: animação
e) Valeu: aprovação e aplauso
f) Hum: dúvida e incredulidade

6. a) Puxa! Que dia quente!
b) Oba! Chegaram as férias!
c) Credo! Que sujeito convencido!
d) Vixe! Lá vem aquele chato de novo!
e) Psiu! Venha cá!
f) Aleluia! Acabei o exercício!

7. a) são: verbo ser, 2ª conjugação, presente do indicativo, 3ª pessoa do plural.
b) Fui: verbo ir, 3ª conjugação, pretérito perfeito do indicativo, 1ª pessoal do singular.
c) Eram: verbo ser, 2ª conjugação, pretérito imperfeito do indicativo, 3ª pessoa do plural.

8. Presente: Eu sou/ Tu és/ Ele é/ Nós somos/ Vós sois/ Eles são
Pretérito imperfeito: Eu era/ Tu eras/ Ele era/ Nós éramos/ Vós éreis/ Eles eram
Futuro do pretérito: Eu seria/ Tu serias/ Ele seria/ Nós seríamos/ Vós seríeis/ Eles seriam
Pretérito perfeito: Eu fui/ Tu foste/ Ele foi/ Nós fomos/ Vós fostes/ Eles foram

Nenhum comentário:

Postar um comentário